17 maio 2008

Hey chef!!!

Não fosse eu amante dos prazeres e comer ser um dos meus preferidos (piadinha, eheh), posso dizer que até me vou saindo bem com os meus cozinhados. Muitos deles inventados, porque sou uma pessoa muito criativa, outros tentando recordar as espreitadelas à cozinha quando a maezinha faz aqueles pratos maravilhosos, que só ela sabe fazer. Ainda por cima agora nas "hotelarias" vai ficar cromissima na matéria! Para dizer a verdade...até cozinha bem...aquele arroz de pato que está longe de alcançar...pergunta: será que aqui se vende pato?!?...só vejo vacas e galinhas, não sei não!

É coisa que me traz alguma infelicidade é não comer bem (martaaaaa, olha a dieta), por isso quando a saudade aperta, a imaginação é alguma e a vontade vem por arrasto, lá cozinho umas coisinhas, e tenho testemunhas disso, se bem que às vezes sou um bocadinho invejosa e faço só para mim, eheheh

Neste preciso momento acabei de fazer um bolo de chocolate, "a olho" como diz a avó! Vai a eito, à caneca, a olho, de qualquer maneira, mas fica sempre óptimo! PS. Esforcei-me porque vou ter visitas no fim de semana.











++++++












Confesso que o "nosso" bacalhauzinho também já entrou aqui em casa, vindo directamente de terras lusas, pelo menos do super mercado, porque na verdade ele vem mesmo é lá das "noruegas", é o que dizem! Bacalhau à braz, bacalhau à "cata", foram as receitas e o resultado um cheirinho a Portugal, um sorriso na cara e um prazer incrivel! Ficam desde já a saber que peixe na Argentina é para esquecer (e eu tenho uma peixaria a 2 passitos da porta de casa), mas hummm...não me parece. Nos restaurantes é impensável porque eles acham que o peixe é bom é ao natural. Ou seja, ele já não é bom, então ponham-lhe em cima, zero de sal, zero de condimentos e NÃO provem, porque, na verdade este é o país da carne, das empanadas, das pastas, das pizzas, das milanesas, das supremas, das papas fritas, do marisco (que são lulas, lol) e do vinho! Mas, nãooo, peixe não faz parte...ou seja, só as ensaladas é que podem sustentar uma boa dieta aqui, ou então muitas quadras a pé, muito passeio e ginásio (são adictos).

Entre outros...arroz (como faz a avó) à moda do norte, frito e não cozido. Uns ovitos mexidos, umas massas e naqueles jantares mais gourmet umas entradinhas, pastas, tostinhas e sempre um bom vinho!



































Ou seja as receitas não são muito variadas, mas quando sai, sai bem, EXCEPTO, a experiência da sopa! Marta, não se põe pimenta da sopa. Inocente e muito curiosa peço desesperadamente à maezinha que mande por mail (para imprimir e colar no frigorifico) receitas de sopas! A mãezinha muito querida, com parágrafros, palavras a bold, cores, tudo, lá enviou duas receitas de sopas e uma que quiche. Excitadissima, nem li bem as receitas e pus mãos à obra...ou seja, a pimenta da quiche entrou na receita da sopa. Resultado, uma sopa maravilhosa...para além de estar com uma cor meio rara, uma vez que não entrou feijão na receita e ela apresentava-se castanha, estava intragável...As tentativas foram várias, confesso, eu queria mesmo comer e estragar comida "não", já dizia a avozinha, tudo se aproveita...opah, mas é impossivel (falava eu sozinha com uma azia incrivel pós jantar! Ora pois, foi pela sanita abaixo, até porque faz mal à saúde (eheh). Mas, tenho-vos a dizer que a 2ª ficou óptima, supostamente deveria ser de cuentros, NO ENTANTO, que nome têm os nossos coentros aqui?!boa pergunta...não sei. Deve ser algo parecido com salsa mas que não cheire a salsa. Ora bem, pode ser este, e coentros ou não, ficou um Must! A segunda foi um creme de cenoura, que adicionado mais um litro de água ficou muito boa. Estava uma autêntica papa cerelac, daquelas grossas, grossas, e...não podia ser. Com mais água aqui, água ali, lá se conseguiu uma bela sopa. A última, e como já estou "canchera", como se diz aqui, ficou quase, quase a da maezinha. A base, não há muito pa variar (sem batata, claro) e o elemento à vista, os espinafres. Estava de Chef!

E assim se vai comendo mais ou menos bem, e mais barato, que aqui a vida está dificil. Ah e tal Argentina é barato, ou então não é bem assim, este país está a evoluir, quase, quase como Portugal, preços altos, salários baixos e com uma leve (ou não) crise à espreita!

Ou seja, passar fome não passo (se bem que se calhar até não me fazia nada mal), mas a carência não me deixa dizer que não a um bom cozinhado. E cá vou inventando aos pouquitos. E...se entretanto houver uma crise aqui, faço uma dietazinha ou então fujo para outra, para o meu Portugalito e aí sim...o peixinho é a valer!

No caso de estarem interessados em frequentar aulas de culinária, em Setembro (se não arranjar trabalho) e se acharam interessantes as minhas receitas, não hesitem...comentem o meu blog, deixem o vosso nome e número de telefone, que pela frente ainda tenho 2 meses de treino e prometo que vou estar uma verdadeira Chef!

PS. O preço é convidativo... :P

Um beijinho grd...a cozinheira...


5 comentários:

Anónimo disse...

Sim é bom q vas treinando, q eu quando for ai n quero passar fome!e cozinha e eu n temos a mlhr relaçao do mundo!!lol..beijinhosss

Anónimo disse...

Muito bem! Até que enfim, um post que não é de passeio....também não é de trabalho no escritório, mas é de trabalho em casa! Muito meritório, diz a experiência!
Não fossem os meus cozinhados (com muito trabalho associado) e não tinha umas meninas tão lindas e saudáveis e ... com saudadinhas dos cozinhados!

Está tudo com óptimo aspecto - parabéns! Quero provar essas iguarias quando regressares e eu já tiver acabado a minha dieta :)

Confirmo que aí não se vendem patos. Quando aí estive andei à procura, mas não encontrei.
Deixa lá - só faltam 2 mesinhos e depois comes as vezes que quiseres. Vai fazendo umas caminhadas e não esqueças a hora do GYM .......

Quanto à hotelaria, apenas uma nota - hotelaria não é cozinhar! Penso que vou chegar ao fim do curso e não aprender nenhum prato novo. Mas no que se refere a conceitos, serviço, etiqueta, regras, etc, etc, vou ficar uma crack! Ontem na aula sobre provas de vinhos, estivemos a cheirar alguns dos aromas dos vinhos (são milhentos!) e querida, se queres saber, não acertei um! Mas pelo menos para 2 ou 3 acertei o grupo!

Beijinhos com muitas saudades
Mumy

Coisas de Xicas disse...

Txina,

Adorei o post e os cozinhados nham nham, tb quero provar tudinho!

Sabes que a mana é mais bolos e sobremesas por isso dividimos e a txina faz o prato principal : )

Fazes bem fazer dieta, eu corro e já tou mais magrinha, só pra depois poder comer chocolates e bolachas.

Entretanto se te der assim umas grandes saudades de peixinho podes sempre vir até à Catumbela, peixinho nice e até caranguejos muito bons!

Beijão com saudades e com aguinha na boca,

Rita

Anónimo disse...

Uma ajuda: coentros é CILANTRO

Enjoy Argentina!!

Simãozinho, o Bife disse...

Martinha, fixe fixe, eras meteres isso num tupperware e enviares para Londres :P...segundo rezam as crónicas dizem que estou mais magro