31 janeiro 2008

Las chicas in URUGUAI!!

É só mesmo pegar na mochila, comprar o ticket do Buquebus e atravessar o belo e transparente Rio del Plata e chegámos a Colónia, Montevideo ou Punta del Leste..é só escolher!!
Optámos e bem por Colónia como primeira paragem e apenas a 1horinha de barco de BsAs...ENCANTADA...Tipica aldeiazinha com mts traços portugueses, na verdade eles estiveram lá (Onde é que nós não estivémos?!?!). Não podia crer, azulejos, os paralelos da estrada, a arquitectura das casas, o cheirinho a lareira, os candeeiros amarelos e tudo isto acompanhado de praia, só vendo mto bom!






















A tarde de sexta feira começou em cima da BICI e lá fomos nós "as atletas" até ao centro da "cidade" que na verdade são 3 ruas, ou seja, ao fim de algumas, poucas voltas de bici conhecemos a cidade toda!


EHEH!!!! :)









A zeza (para quem nao sabe - a minha mãe) não resistiu a ver a paisajem a um ritmo mais lento e nas subidas ía a passear a bicicleta...sabe-se lá porque... depois de algumas fotos e recuerdos, jantámos num restaurante o belo do BIFE, lindo, decorado com a bandeira de Portugal...ohhh saudade...
Sabado começou com uma massagem relaxante...com um metrosexual de primeira que para espanto meu me disse...sim dispa-se td...a massagem nao e de corpo inteiro...(hum...OK)...saí viva e relaxada (eheh). A chegada a montevideo tirou-me mto rapido o relaxamento...
Resumindo, Montevideo...não aconselho, mesmo....sorry Juan...
Não gostei nem da cidade, nem das pessoas, nem do espirito, de nada!! Na verdade acho que a unica cidade onde senti tal vazio foi Ostrava, que não pode ser comparável obviamente!!(não foi cata??)
Montevideo parou no tmp, tudo muito degradado, poucas pessoas na rua, tudo com um aspecto mau e triste, oprimido, revoltado, sujo, despenteado, deslavado, sei lah...Não havia um quiosque aberto, uma montra aberta, muito lixo no chão...enfim
No entanto, o que mais me impressionou foi sem dúvida o contraste MTO ricos - MTOS pobres, é uma cena, nem no Brasil senti isto, que sei que se passa igual ou pior, mas ali o sentimento foi outro, mto estranho na verdade, porque há o centro (ciudad vieja) que não tem nada e o que tem são ruas com pobres a porta das casas, tudo muito sujo, e alguns cafés com gente com um aspecto mto estranho, muitos carros velhos e td a gente a beber MATE (chegam ao cumulo de andar a passear com o termo de água debaixo do braço e sempre a beber). Depois se formos andando pela costa de praias, o nível do bairro vai aumentando, podem-se ver prédios de luxo, altos apartamentos, tudo com segurança (claro) e se andarmos mais a frt, aí é o CONTRASTE. Há uma zona que se chama carrasco, onde abundam as vivendas, tipo quinta da marinha, casarões, mansões, alta segurança, uma cena ridicula, ng nas ruas, porque ng sai para as ruas...e porquê? A sensivelmente 1 cuadra dali há gente que vive abaixo das condiçoes minimas de sobrevivencia, esgotos e saneamento a ceu aberto, casas podres mm, gente pobrissima, uma coisa que realmente só vendo..Na verdade, é uma cidade bonita pelo antigo mas é triste e peca muito pela degradação das coisas...













Mas Ok, eu, que estive no Rio tb vi mto disto, mas, há cultura, há felicidade, ou pelo menos disfarce de todos os males, música, dança, alegria de viver e alí não consegui encontrar uma unica coisa destas, um pingo de felicidade, nem em RICOS nem em POBRES...impressionou-me mto!




A 1 cuadra...

A caminho de Punta del Leste, abundam os campos de Milho, o verde selvagam, o abuso da Natureza caracteristica da America do Sul, é um cenário inspirante sem dúvida, qualquer um fica com aquela sensção de "podia ser um poeta se vivesse aqui", são paisagens mto largas e bonitas.
Punta del leste...é um algarve um bocadinho maior, eheh, é um abuso de prédios que desenham a costa enorme de praias, de um lado Praia Mansa, do outro Praia Brava! Bonito, sim, mas nesta altura, atolhado de JET'S ou tentativas de, tipo vilamoura. Tem piada porque há mta gente a correr, fazer desporto, há barracas de peixe fresco a venda na marina e restaurantes mto bons...vale a pena, não mergulhei porque infelizmente o dia estava escuro, mas para um fds futuro, quem sabe...





Amanhã é 2ª feira, o pior feeling, o pior dia, Domingo! Ah, amanhã trabalha-se. NÃÃÃOOOO



4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a certeza q alugaste a bicicleta só p tirar uma fotografia a dar uma volta ao candeeiro! O resto foste visitar d táxi...mas olha q andar d bicicleta d olhos fechados tb n é tarefa fácil. lolo

Besos Desportista* :p

Anónimo disse...

Como companheira de viagem, confirmo que a descrição está correcta e perfeita. Só fico triste que a minha fotografia seja aquela em que vou com a Bici na mão, quando me fartei de pedalar. És mesmo mázinha Martxinha! Quando chegares aos 52 anos vais perceber que a descer e a direito tudo bem. A subir Uffff...
Aos amiguinhos da Marta (e como contrapartida da foto publicada), quero contar que não foi nada fácil "aturá-la" em Montevideo.... como não gostou, estava chatinha...
Mas como a idade nos dá paciência, correu tudo bem e já nos estamos a preparar para a próxima ... Mendoza!!!
Beijinhos
MJM

Coisas de Xicas disse...

Não sei quem escreveu o primeiro comment mas tb concordo! Confessa lá Txina, so deste mesmo a volta ao candeeiro, não foi? : )

Não fazia ideia que aí os constrastes eram tão visíveis, pelos vistos há muitos sítios onde se passa o mesmo. É triste e custa muito assistir a essa miséria toda.
Aqui é igual, nós vivemos bem mas a maioria da população vive em condições...coitados, tenho pena, mas vou tentando alhear-me e viver dia a dia até chegar à minha Lisboa.

Kiss,

Rita

Anónimo disse...

Agora que já cá estou nesta tão distante mas tão europeia cidade de Buenos Aires já me sinto preparado para comentar os teus post neste "diario" de bordo pela tua segunda parta da aventura pela América Latina.
A primeira impressão superou todas as espectativas. Em dois dias já vi tanto e ainda há tanta coisa para conhecer... A cidade respira movimento e transpira o ritmo e a responsabilidade de ser a capital da américa latina onde tudo se passa e nada dorme.
Não é preciso assistir a um espetaculo de tango para assistir à dança de Buenos Aires. Basta passear pela Florida, entrar nas Galerias Pacifico e descansar um pouco num dos muitos jardins ou num dos tradicionais cafés da cidade.
Buenos Aires sempre em movimento enquanto a portuguesa Marta vive a sua primeira grande experiencia profissional.
Qualquer coisa já sabes, tou na mesma sala quando chegares a casa!
Agora é só comentar!
Beijão