27 abril 2009

Português, quem sabe escrever?

Pois é, se tudo assim continuar, sem nada se fazer, e sem vontade para avançar é esta a pergunta que não queremos, mas vamos ouvir soar...
É incrivel como se escreve português, do mais miúdo ao graúdo, há de tudo! E não, não estou a falar da geração dos "keridas" e dos "bjx". Isso já lá vai e nos morangos com açucar já não passa...os miúdos ainda estão na escola, não é grave porque estão na altura de corrigir!! Grave, grave são os graúdos, que escrevendo mal e porcamente, a vontade ou a necessidade de aprender já não é o que era...e muitas vezes nem sabem que alguma vez precisaram porque escrever não é com eles e falar fazem-no mal. Ele é trocar o "ss" por "ç" (é mais fácil), o "z" pelo "s", o "e" pelo "a", isto tudo com o vice-versa à mistura. É incrível o que se vê. Bom, bom, mas doloroso é ver isto várias vezes ao dia e quando, alguma muito forte e impossível de engolir nos atravessa o esófago, não resistimos a reflectir e a pensar no corpo cultural que constitui o nosso país. Fico perplexa, espantada, revoltada, irritada e até chateada. São imagens chocantes por vezes, para não dizer quase sempre.
Ouve-se uma voz - "Antigamente não era assim" e logo respondo - pois, antigamente não era assim e hoje ainda menos o pode ser. Meus amigos, hoje em dia só escreve mal quem quer, é como o "só veste mal quem quer". Quando há internet, gmail, google ou mesmo não havendo, há word, ou até recorrendo ao tracional, há pessoas, amigos, pais, avós, professores, ou ainda mais fácil, há livros, revistas, publicidade, ou ainda mais mais fácil (e mesmo este dúvido que seja utilizado para tal) há jornais e estes jornais são GRÁTIS! A palavra que dita ao português é como que um "levanta-te e anda"! Então há explicação? Eu sinceramente digo que não, porque não há mesmo. Há sim muita gente que para além de não saber, não tem vergonha, e se possível até se ri um bocadinho com toda esta "paródia" passo a metáfora "burrice"!!
C'est la vie
MM

Sem comentários: