29 maio 2008

And the good new is ... dia 18 c'est fini!!!

:) :) :) :) :) :):) :) :) :) :) :):) :) :) :) :) :):) :) :) :) :) :):) :) :) :) :) :):) :) :):) :) :) :):) :) :) :) :) :)

22 maio 2008

Assim passa mais rápido...e diverte

Olá amiguinhos simpatizantes do meu blog!

Passo a dizer que a minha vidinha aqui anda mais ocupada, e não de festa mas de coisas boas que ocupam o tempo e fazem bem a saúde!

Inscrevi-me no ginásio porque a tendência aqui á aumentar, alargar, boiar e quem sabe, rebolar...como aqui andar a rebolar é complicado porque é tudo recto, não é como a nossa Lisboa, aos altos e baixos, decidi ficar-me por diminuir, reduzir a ginasticar. Opah...tem que ser...mesmo! Desta maneira fica escrito e não há com certeza volta a dar.

Inscrevi-me no Inglês...pois bem eu falo, escrevo, percebo, tudo e mais alguma coisa, mas MAL...perguntam vocês "aprender inglês na Argentina?!?!".....yaaaa, porque não. Estou a encaminhar-me para fazer o TOEFL, parece-me bem, e assim quem sabe, saltar da Argentina para outro país (EUROPA, de preferência - chega de terceiro mundo)!

E estando eu a trabalhar na vinhaça, porque não um cursozinho de degustação, só naquela de provar mais uns tintos e uns brancos e entender um bocadinho mais da matéria! É verdade, começa no dia 3 de junho e dura um mês! Acho que vou ficar uma Expert na matéria! Vai ser engraçado! Depois conto e dou umas aulinhas a quem quiser. Aviso já que depois me vão arrepiar um bocadinho os vinhos que bebemos nas nossas jantaradas (carrascão), agora vai ter que ser do bom, vou ficar FINA!!! Poupem dinheirinho!!! :)

Inscrevi-me numas festas também, aprende-se a dançar, a tomar, a conviver e no LP até se pode aprender a não ouvir...a sério, aqui a noite é péssima, eu sei que as opiniões divergem muito, mas a minha é esta! Abunda a música electrónica e o reggeaton, e encontrar house só mesmo daquele que se ouvia à séculos atrás...por amor de Deus! E as brasileiradas, o FUNK, ooooo...sei lah, algo sem ser estes 2/3 tipos de música...continuo à descoberta e tenho a certeza que vou encontrar, não vou desistir!

Acho que chega de inscrições senão poupar, tá quieto!!!

Resumindo...esperem por mim com menos uns kilinhos (vou fazer os possiveis e REZAR, eheh), a falar inglês e com uma vontade gigante de uma GRD noite de verão com aqueles sonzinhos que só nós sabemos!!!

Beijinhos a tdsssss que lêm os meus desabafos!!

18 maio 2008

Regalitos das origens!




Holaaaaa!!!

Como forma de agradecimento à maezinha e ao paizinho aqui ficam registados os regalitos que viajaram de Portugal até Buenos Aires!! humm...que bom!


Parecem muitas, mas...buenisimo!

Bacalhau chu chu

É que aqui não à livrarias...LOL mas parece que este é o indicado!

Cheira bem, cheira à...cidade mais linda do mundo!

E ainda tudo isto com a máquina fotográfica, que sem ela nada isto era possível!

OBRIGADA PAPIS


beso beso

17 maio 2008

Hey chef!!!

Não fosse eu amante dos prazeres e comer ser um dos meus preferidos (piadinha, eheh), posso dizer que até me vou saindo bem com os meus cozinhados. Muitos deles inventados, porque sou uma pessoa muito criativa, outros tentando recordar as espreitadelas à cozinha quando a maezinha faz aqueles pratos maravilhosos, que só ela sabe fazer. Ainda por cima agora nas "hotelarias" vai ficar cromissima na matéria! Para dizer a verdade...até cozinha bem...aquele arroz de pato que está longe de alcançar...pergunta: será que aqui se vende pato?!?...só vejo vacas e galinhas, não sei não!

É coisa que me traz alguma infelicidade é não comer bem (martaaaaa, olha a dieta), por isso quando a saudade aperta, a imaginação é alguma e a vontade vem por arrasto, lá cozinho umas coisinhas, e tenho testemunhas disso, se bem que às vezes sou um bocadinho invejosa e faço só para mim, eheheh

Neste preciso momento acabei de fazer um bolo de chocolate, "a olho" como diz a avó! Vai a eito, à caneca, a olho, de qualquer maneira, mas fica sempre óptimo! PS. Esforcei-me porque vou ter visitas no fim de semana.











++++++












Confesso que o "nosso" bacalhauzinho também já entrou aqui em casa, vindo directamente de terras lusas, pelo menos do super mercado, porque na verdade ele vem mesmo é lá das "noruegas", é o que dizem! Bacalhau à braz, bacalhau à "cata", foram as receitas e o resultado um cheirinho a Portugal, um sorriso na cara e um prazer incrivel! Ficam desde já a saber que peixe na Argentina é para esquecer (e eu tenho uma peixaria a 2 passitos da porta de casa), mas hummm...não me parece. Nos restaurantes é impensável porque eles acham que o peixe é bom é ao natural. Ou seja, ele já não é bom, então ponham-lhe em cima, zero de sal, zero de condimentos e NÃO provem, porque, na verdade este é o país da carne, das empanadas, das pastas, das pizzas, das milanesas, das supremas, das papas fritas, do marisco (que são lulas, lol) e do vinho! Mas, nãooo, peixe não faz parte...ou seja, só as ensaladas é que podem sustentar uma boa dieta aqui, ou então muitas quadras a pé, muito passeio e ginásio (são adictos).

Entre outros...arroz (como faz a avó) à moda do norte, frito e não cozido. Uns ovitos mexidos, umas massas e naqueles jantares mais gourmet umas entradinhas, pastas, tostinhas e sempre um bom vinho!



































Ou seja as receitas não são muito variadas, mas quando sai, sai bem, EXCEPTO, a experiência da sopa! Marta, não se põe pimenta da sopa. Inocente e muito curiosa peço desesperadamente à maezinha que mande por mail (para imprimir e colar no frigorifico) receitas de sopas! A mãezinha muito querida, com parágrafros, palavras a bold, cores, tudo, lá enviou duas receitas de sopas e uma que quiche. Excitadissima, nem li bem as receitas e pus mãos à obra...ou seja, a pimenta da quiche entrou na receita da sopa. Resultado, uma sopa maravilhosa...para além de estar com uma cor meio rara, uma vez que não entrou feijão na receita e ela apresentava-se castanha, estava intragável...As tentativas foram várias, confesso, eu queria mesmo comer e estragar comida "não", já dizia a avozinha, tudo se aproveita...opah, mas é impossivel (falava eu sozinha com uma azia incrivel pós jantar! Ora pois, foi pela sanita abaixo, até porque faz mal à saúde (eheh). Mas, tenho-vos a dizer que a 2ª ficou óptima, supostamente deveria ser de cuentros, NO ENTANTO, que nome têm os nossos coentros aqui?!boa pergunta...não sei. Deve ser algo parecido com salsa mas que não cheire a salsa. Ora bem, pode ser este, e coentros ou não, ficou um Must! A segunda foi um creme de cenoura, que adicionado mais um litro de água ficou muito boa. Estava uma autêntica papa cerelac, daquelas grossas, grossas, e...não podia ser. Com mais água aqui, água ali, lá se conseguiu uma bela sopa. A última, e como já estou "canchera", como se diz aqui, ficou quase, quase a da maezinha. A base, não há muito pa variar (sem batata, claro) e o elemento à vista, os espinafres. Estava de Chef!

E assim se vai comendo mais ou menos bem, e mais barato, que aqui a vida está dificil. Ah e tal Argentina é barato, ou então não é bem assim, este país está a evoluir, quase, quase como Portugal, preços altos, salários baixos e com uma leve (ou não) crise à espreita!

Ou seja, passar fome não passo (se bem que se calhar até não me fazia nada mal), mas a carência não me deixa dizer que não a um bom cozinhado. E cá vou inventando aos pouquitos. E...se entretanto houver uma crise aqui, faço uma dietazinha ou então fujo para outra, para o meu Portugalito e aí sim...o peixinho é a valer!

No caso de estarem interessados em frequentar aulas de culinária, em Setembro (se não arranjar trabalho) e se acharam interessantes as minhas receitas, não hesitem...comentem o meu blog, deixem o vosso nome e número de telefone, que pela frente ainda tenho 2 meses de treino e prometo que vou estar uma verdadeira Chef!

PS. O preço é convidativo... :P

Um beijinho grd...a cozinheira...


13 maio 2008

I found the paradise!!



Bariloche é paisagem digna de um filme, uma infinitude de cores temperadas com uma temperatura muito perto dos 0º C, onde aquecidos por um chocognac e deliciados com as 30.000 variedades de pedaços de chocolate da avó, disfrutamos de mais uns diazinhos de férias. Tudo isto em duas máquinas descartáveis, à antiga como deve ser, ou seja um reportório selecionado. Na paisagem imaginam-se bambis a saltar, ainda procurámos mas só consegui encontrar um, o Nuno. ihihih

Uma vez que a temporada de neve so começa em fim de Maio/Junho, a neve não enfeitou a paisagem, mas tivemos a melhor de todo o ano, a variadade de cores da natureza, amarelos, vermelhos, verdes, rosa, castanhos que rodeiam um enorme lago chamado Nahuel Huati, 4º maior lago da Argentina, com 400 km2 de extensão e com 700 mts de profundidade em algumas zonas. É realmente uma paisagem lindissima e mais uma vez com cheirinho a Europa.

Não fosse esta uma verdadeira paixão dos amantes do ski, está rodeada de cerros, dos quais pudemos subir a 2. A rua principal é a Mitre, onde claro, estava o nosso hotel. Uma rua recheada de lojinhas para turista de aparatos para o frio, pantufas de lã, casacos de lã, fatos de ski, guantes, bufandas, com preços incriveis!! (carissimos). Para reduzir a sensação gélida, comprei umas luvas numa lojinha catita, de lã pura, e provavelmente feitas pela velhotita que as vendia e aindaaa, pela módica quantia de 2 euros! eheh Em cada esquina somos atacados pelas inúmeras lojas de chocolate, lindas, coloridas, com um cheirinho que é de babar. Claro, provámos, mas mais tarde, ou saíamos de lá autânticas bolas de neve!


Do primeiro cerro que visitámos chamado Campanário, avisatava-se uma paisagem que melhor era impossível, " Espectacular, sem palavras" by Marta ou ainda "uma infinitude de cores em contraste com a natureza" by Nuno. Lagos espelho, rodeados de milhares de cerros pintados de infinitas cores e decorados com pequenas casitas de madeira. É importante referir, não fossemos nós numa excursão, que a primeira paragem foi na lojinha de produtos "Rosa Mosqueta". E o que é a Rosa mosqueta? É uma planta, ou melhor um arbusto, também conhecido por rosa silvestre e dá-se em climas de frio. Originária da Europa mas actualmente só se poderá encontrar em Bariloche (toma toma). Esta planta não só está espalhada por tudo quanto é sitio, como está provado que faz bem a tudo e a todos. Ela é infusões, cremes, hidratantes, esfoliantes, óleos que fazem bem a tudo o que uma mulher psicologicamente, ou não, vai deixando de ter, celulites, rugas, olheiras, etc. Até tem efeitos diuréticos, ou seja emagrece, melhor é impossível. Aqui reside toda a razão pela qual é a primeira paragem. Até fica mal não levar o saquinho desta pequena preciosidade. Posso dizer que resulta sim, trouxe o meu saquinho com alguns produtos da gama, porque se comprasse toda, certamente Bariloche ficava por ali. Além disso, é um produto muito convidaditivo dada a sua relação qualidade-preço. Ou seja, não há razão para não comprar(eheh). Por ser uma planta bonita, vermelha, até para decoração serve, de uma sala, quarto e pode-se sempre trazer um bocadinho para casa, porque falta dele é coisa que não há.




De teleférico chegamos até ao cimo do cerro, porque a pé iriamos perder muito tempo e todos os minutos são escassos numas mini-férias! LOL e por incrivel que pareça a Marta não teve medo! Pela foto abaixo pode-se ver o nosso ar contente por estarmos de férias!!

















Na carrinha da excursão e guiados pela guia que era gira, gira) fomos até ao Hotel LLAO LLAO (que se lê chau-chau, como o arroz). Hotel este, de 5 estrelas, onde obviamente não pudemos parar, porque seria uma verdadeira invasão (30 macacos) às pessoas que ali vão para estar em paz e sossego. À volta, na paisagem encontra-se um enorme campo de golf e o porto dos barcos que saem para passeios pelos lagos e ilhas. Pudemos ver a capilla (capela) dali das bandas e um pobrezito e trabalhador São Bernardo que ali está a pousar para fotografias em troca de uns pesos. Pobre animal... Já cansaditos e com a barriga a dar horas, fomos almoçar à única rua com movimento da cidade, a calle Mitre.





MELHOR? ............IMPOSSÍVEL!!!



À tarde fomos visitar outro cerro chamado Otto. Este sim, já metia respeito! De cá de baixo a vista era vertical, no entanto, de rabinho sentado no teleférico a coisa pareceu mais fácil. Conseguia-se ver toda a cidade que até parecia pequenina, mas não. Os lagos e montanhas entre as nuvens e mta mta natureza. Lá em cima, os verdadeiros cromos, o Nuno a fazer filmes com o tlm e a Marta de máquina descartável em punho, a tremer, não pelo frio que fazia, mas de nervos por não poder tirar 30.000 fotos às paisagens maravilhosas. Mas por incrivel que pareça, o resultado foi positivo e a fotografa não era má, excepto um velho que pedimos que nos tirasse uma foto e este conseguiu-me apanhar justamente na altura que eu estava de costas a admirar a paisagem, sem dúvida a melhor de todas.


O dia já pedia uma sesta e um bom jantarinho. Foi fundue a eleição, mas um fundue especial. A carne já vinha cozinhada e mergulhava-se não em óleo, nem queijo, nem chocolate mas sim numa mistura de caldo de carne com vinho e algumas especiarias pelo meio. Foi receita aprovada. E claro acompanhado por um vinho FF (que pelo visto, vende-se bem por ali).

No dia seguinte, logo bem pela manhã iniciamos a excursão à Isla Victoria e Bosque Arrayanes. As árvores predominantes, os arrayanes, claro. São árvores com troncos todos entrelaçados, um relevo marado, meio ondulado e de cor laranja, tipo cor de caramelo, o qual tem um género de uma pele, que facilmente se aranca, deslizando levemente com a ponta de dois dedos. São corredores inúmeros de árvores, no qual se inspirou Walt Disney quando fez o filme do Bambi. Mais uma vez procurámos, e se tivessemos que ver, era ali O sitio, mas não querendo destruir sonhos de infância, não vi nenhum, excepto o que já tinha visto, o Nuno aos saltos...LOL.








































Para o parque fomos de lancha, apreciando a paisagem e a água azul, limpinha, limpinha (será que estamos na Argentina), só isso já deu para consolar, não foi Nuninho?!? eheh

A segunda paragem foi na Isla Victoria. Parte desta ilha foi plantada pelo homem, mas a grande parte é selvagem. Tem uma variedade imensa de árvorres e serve para os amiguinhos da natureza estudarem as espécies e a evolução das mesmas. Entre elas, encontramos as SEQUOIAS que são árvores muito antigas, com anos e anos, cheias de braços, fazem lembrar as árvores dos filmes de terros (para miúdos) que se mechem todas e atacam com os braços. Mas a que mais gostei, foi uma que para ser sincera não sei o nome, porque era indigena demais para poder decorar, que tinha as pontas de todos os ramos voltadas para o céu e era roliça. Fazia lembrar um monte de pessoas de braços esticados para o céu como que um obrigado por tudo isto, por ainda haver tanta beleza no mundo (poético, sem dúvida). Por aí almoçamos e ficamos até às 17h, a descobrir os cantinhos do bosque e os pontos mais altos. Uma vista impressionante, mais uma vez, divinal e uma tranquilidade incrivel!

De regresso ao Premier (hotel), onde adormecemos e acordamos tarde. Ou seja, jantamos no único "pub" com algo consistente para comer passado uma hora, não fosse o Nuno querer experimentar todos os cremes rosa mosqueta que tinha deixado no quarto, o que tardou ainda mais o jantar (brincadeirinha). Com tanta gente gira que aqui há nesta terra, se calhar um boliche não é a opção, é muito melhor ir para o casino com fé e gastar pesos, pesos e mais pesos. Não foram assim tantos, mas também não entrou nada ao bolso, uma miséria.


Pobres, mas ainda com trocos para os regalitos. Desta vez os recuerdos são docinhos, dão energia e um sorriso na cara de olhos fechados, tipo mnhammm - os chocolates irresistiveis da avó.

Se não compramos a loja toda, foi quase, pá mãe, pá avó, pós colegas, etc, não há ng que não goste e a avó tem um jeitinho especial para a coisa, são realmente bons, de comer e chorar por mais.

E de rabinho tremido (está tudo planeado) fomos, mais uma vez voar para Buenos Aires, onde ainda tivemos tempo para umas voltinhas (tem que se aproveitar, não é todos os dias que o Nuno vem a capital) e mais um "até já" ao meu companheiro de viagens e aventuras aqui pela Argentina!


Conclusão: Viva o Dia do Trabalhador e a conquista da liberdade que nos proporcionaram estas "mini-férias"!