31 janeiro 2008

Las chicas in URUGUAI!!

É só mesmo pegar na mochila, comprar o ticket do Buquebus e atravessar o belo e transparente Rio del Plata e chegámos a Colónia, Montevideo ou Punta del Leste..é só escolher!!
Optámos e bem por Colónia como primeira paragem e apenas a 1horinha de barco de BsAs...ENCANTADA...Tipica aldeiazinha com mts traços portugueses, na verdade eles estiveram lá (Onde é que nós não estivémos?!?!). Não podia crer, azulejos, os paralelos da estrada, a arquitectura das casas, o cheirinho a lareira, os candeeiros amarelos e tudo isto acompanhado de praia, só vendo mto bom!






















A tarde de sexta feira começou em cima da BICI e lá fomos nós "as atletas" até ao centro da "cidade" que na verdade são 3 ruas, ou seja, ao fim de algumas, poucas voltas de bici conhecemos a cidade toda!


EHEH!!!! :)









A zeza (para quem nao sabe - a minha mãe) não resistiu a ver a paisajem a um ritmo mais lento e nas subidas ía a passear a bicicleta...sabe-se lá porque... depois de algumas fotos e recuerdos, jantámos num restaurante o belo do BIFE, lindo, decorado com a bandeira de Portugal...ohhh saudade...
Sabado começou com uma massagem relaxante...com um metrosexual de primeira que para espanto meu me disse...sim dispa-se td...a massagem nao e de corpo inteiro...(hum...OK)...saí viva e relaxada (eheh). A chegada a montevideo tirou-me mto rapido o relaxamento...
Resumindo, Montevideo...não aconselho, mesmo....sorry Juan...
Não gostei nem da cidade, nem das pessoas, nem do espirito, de nada!! Na verdade acho que a unica cidade onde senti tal vazio foi Ostrava, que não pode ser comparável obviamente!!(não foi cata??)
Montevideo parou no tmp, tudo muito degradado, poucas pessoas na rua, tudo com um aspecto mau e triste, oprimido, revoltado, sujo, despenteado, deslavado, sei lah...Não havia um quiosque aberto, uma montra aberta, muito lixo no chão...enfim
No entanto, o que mais me impressionou foi sem dúvida o contraste MTO ricos - MTOS pobres, é uma cena, nem no Brasil senti isto, que sei que se passa igual ou pior, mas ali o sentimento foi outro, mto estranho na verdade, porque há o centro (ciudad vieja) que não tem nada e o que tem são ruas com pobres a porta das casas, tudo muito sujo, e alguns cafés com gente com um aspecto mto estranho, muitos carros velhos e td a gente a beber MATE (chegam ao cumulo de andar a passear com o termo de água debaixo do braço e sempre a beber). Depois se formos andando pela costa de praias, o nível do bairro vai aumentando, podem-se ver prédios de luxo, altos apartamentos, tudo com segurança (claro) e se andarmos mais a frt, aí é o CONTRASTE. Há uma zona que se chama carrasco, onde abundam as vivendas, tipo quinta da marinha, casarões, mansões, alta segurança, uma cena ridicula, ng nas ruas, porque ng sai para as ruas...e porquê? A sensivelmente 1 cuadra dali há gente que vive abaixo das condiçoes minimas de sobrevivencia, esgotos e saneamento a ceu aberto, casas podres mm, gente pobrissima, uma coisa que realmente só vendo..Na verdade, é uma cidade bonita pelo antigo mas é triste e peca muito pela degradação das coisas...













Mas Ok, eu, que estive no Rio tb vi mto disto, mas, há cultura, há felicidade, ou pelo menos disfarce de todos os males, música, dança, alegria de viver e alí não consegui encontrar uma unica coisa destas, um pingo de felicidade, nem em RICOS nem em POBRES...impressionou-me mto!




A 1 cuadra...

A caminho de Punta del Leste, abundam os campos de Milho, o verde selvagam, o abuso da Natureza caracteristica da America do Sul, é um cenário inspirante sem dúvida, qualquer um fica com aquela sensção de "podia ser um poeta se vivesse aqui", são paisagens mto largas e bonitas.
Punta del leste...é um algarve um bocadinho maior, eheh, é um abuso de prédios que desenham a costa enorme de praias, de um lado Praia Mansa, do outro Praia Brava! Bonito, sim, mas nesta altura, atolhado de JET'S ou tentativas de, tipo vilamoura. Tem piada porque há mta gente a correr, fazer desporto, há barracas de peixe fresco a venda na marina e restaurantes mto bons...vale a pena, não mergulhei porque infelizmente o dia estava escuro, mas para um fds futuro, quem sabe...





Amanhã é 2ª feira, o pior feeling, o pior dia, Domingo! Ah, amanhã trabalha-se. NÃÃÃOOOO



Work is HARD!!!


Confesso que hoje foi um dia complicado...devo que confessar que abunda a "revolta" dos pobres contra os ricos, ou melhor explicando " EU Vs America do Sul"... No escritório a manhã e a tarde são quase sempre interrompidas com saídas inesperadas e de mau gosto acerca dos "portugueses que vem para ca e ganham em euros" , obviamente não é assim tao directo mas o sentido é este!
Cada dia que passa conheço melhor esta "raça" e dou razão à grande frase que o meu tio me disse antes de vir para cá (verdinha, sem saber o que eram os personagens dos argentinos)
"Sabem qual é o melhor negócio do mundo? Comprar um argentino pelo que ele vale e vendê-lo pelo que ele acha que vale" - Acho que vou ficar rica, se já não estou!
É verdade pura e dura, são todos muita bons, sabem sempre tudo, e têm teorias para tudo, podem é estar erradas, mas são apenas pormenores...
Já para não dizer o que um taxista me disse no outro dia... "Los hombres argentinos son ardentes, amantes de las mujeres, se provas uno, nunca más quieres salir de Argentina"...a maior personajem!!!!
Então que a minha vida, ou mais especificamente, o que me ocupa mais de metade do dia "o trabalho" é assim, bastante oscilante, umas vezes bom, engraçado, o pessoal tá bem disposto, outras vezes deprimente e frustrante...pero bueno...es así...quis sair do ninho, aguente-se À bronca!
Na verdade, na verdade, descobri uma coisa, trabalhar não é muito a minha cena, não tenho muito jeito para acordar cedo, não nasci para estar sentada tantas horas e adoro férias e passeio... :) o primeiro a discordar ACUSE-SE!

25 janeiro 2008

HoMe SwEEt HoMe!!!


Já sei que não escrevo hace mucho...e por isso chegou o dia de descanso e aproveito para deixar uns pozinhos...

É verdade a minha casa pode-se dizer que é a "alfandega", há sp cá um visitante tuga!!

Agora e em primeiro lugar a mummy, veio visitar-me para controlar a filha em BA e com objectivo primeiro de por a casa em ordem e rechea-la de decoração. Dito e feito, tenho a casa linda, com cores, deoração porteña e um conforto bastante mais notável! Home Sweet Home:)



Vejam, Vejam!!



A entrada da mansão "Edificio Talcahuano"



Já tenho cama de casal...


A minha sala com nova decoração...já há mais...eheh -- Cata mira o teu cuadro!eheh

Bem, já vos apresentei a minha casinha em pleno centro de BsAs, está a vossa espera! Sim porque a casa da matxinha vai estar ocupada até 31 de Março e o resto está para vir!!eheheh


08 janeiro 2008

La vida es para vivir!

Cheguei de uma bela de uma cena (para variar)!! Sempre tratando-me muito bem!


Daqui da sala onde estou, na minha húmilde casinha, ouço os loucos dos vizinhos que provavalemente não fazem nd da vida e estão em plena "mega party"!


Uma vez que já ouviram contar o quão es bueno estar em plena Ciudad de Buenos Aires mas es dificil a chegada, o começar, o organizar, descobrir, preocupar, chorar ainda não, mas esteve quase, quero dizer aos demais que me ouvem, lêm e aturam a martissima que esta experiência está a ser cada dia que passa melhor!


Apresento-vos a Sónix, a "embaixatriz", lol, a minha companhia das curvas, que com a sua simpatia e enrgia em altas está sempre pronta para tudo...bora?...bora! Siempre es así!! Confirma sonix!!!



Sónia, para quem não conhece, sempre com um sorriso e mal viu o tipico "jaquinzinho" não resistiu À foto


Ontem presenteei um espectáculo de jazz "live", ao sabor de um bom jantar e pouco iluminádos observávamos as caras estranhas que os musicos faziam, como que tocando com o corpo...mto bom mesmo!!! Quem vier, irá com certeza!!

Soube optimamente bem depois de uma tarde bem quente passada em San Telmo, bairro very very tipico, com feirinha de antiguidades, posters antigos, livros, placas de rua com os nomes das calles, maradonas, Carlos Gardel aos pontapés, tango, sumo de laranja natural, café frio, decoração marada e vestuário very very old school! Mto bom!!

Hoje fomos ao Konex, à segunda feira não pode faltar...atenção "estão 40º de noite"...sabem o que é não respirar...así lo hacemos...quase morremos...não podem faltar os litros de água, os dcl's de sumo e os cl's de cerveja, faz parte, aqui é fraquinha, no hay problema...ouviste mummy?!?!??

Depois acabámos cenando com o Angel(uno periodista que vivi aqui, de españa - nuestros hermanos) e uma cantante de tango, Krina, muy simpatica tambien y mira - j

á foi a Lisboaaaa!!! À verdadeira cidade maravilhosa e que não cheira mal, mas sim cheira a Lisboa, a Rio Tejo e a todas as coisas que a preenchem e fazem dela a melhor cidade de sempre...claro, por ser minha es la mejor!

Estão a ver que não largo o español, estou a adorar, cada vez estou melhor, sim, qualquer dia dou aulas, lolol, e largo o trabalho que estou a fazer, no qual posso dizer, que aprender...já não aprendo mto!

Só vos tenho a dizer que passem por cá, todos os dias há coisas novas, coisas a descobrir, é lindo, porque chego a casa do trabalho, cansada a morrer de calor, sem vontade para fazer nada e logo fico com energia para conhecer sitios e pessoas novas, porque TODOS os dias são novos, são mais um dia que vou recordar para siempre en mi chiquita (por ahora) pero grande VIDA!

06 janeiro 2008

Zanguei-me com o blog por uns dias...


Aqui estou eu de volta para contar mais um bocadinho desta aventura!!

BOM ANO a todos!!!!


O meu começou, pela primeira vez e espero não ser a última na praianha! Lá foi a trupe TUGA para Mar Chiquita!! Qué isso?!-perguntam vcs! Fica a 412 km de Buenos Aires cerca de Mar del Plata, as praias aqui do sitio!

O sossego completo, amei descansar, relaxar, ver o mar, mergulhar, apanhar sol (inclusivé a bela da escalda), resumindo, uma lufada de ar fresco com uma óptima companhia!!

É óbvio que as prainhas do Rio deixam estas a léguas mas aqui é a verdadeira américa do sul, que ainda não tinha sentido desde que estou em Buenos Aires, as casas de tijolo pintadas, as pessoas com aquele estilo "ai meu deus", tudo tranquilo, empanadas por todo o lado e um sossego incrivel, com um anoitecer de apetecer...ah e tem espécies estranhas, milhares de caranguejos na areia, muitos deles mortos arraastados pelo mar até à areia escura, onde se encontram milhares de ovos (nunca havia visto) cheios de água e caranguejos bébés, ou potenciais criaturas...mto estranho...como a natureza é...Bela!!eheh
Posso dizer que deu pa respirar fundo, foi mto bom mesmo, 4 diazinhos em beleza, onde evocava mil vezes por dia a frase "Agora ficava a viajar o resto dos meses...como é bom não fazer nada"...verdade pura e dura e vcs confirmam!!
Relatando um bocadinho o que se passou e falando sobre os amiguinhos que fizeram com que tudo fosse ainda melhor, começo por relatar a viagem. Os "cama-coche" são uma maravilha, melhor que a porcaria dos bancos onde passei horas a viajar de avião! Um máximo, deu para dormir um bocadito. A companhia foi o Nuno e a Mónica (casal engraçado, ehhee), uns porreiros! O Nuno, mais conhecido por revoltado e tripeiro que baste, na mais pura essência da palavra, a mónica impecável e cidadã do mundo! Lá fomos nós 5h de autocarro, comemos as mistelas que nos deram, algumas. Aqui abusam no dulce de leche, docinhos paqui, docinhos pali - nunca emagreças Marta!!:P
À espera da Miss Sónia e do Mr. Xico, nos quedamos a almoçar num restaurante tipicona estación, só rir, uma gordalhufa a atender mto simpática que me levou a mim e a mónica a optar pelo prato do dia "raviolis con pollo", a mónica gostou tanto que deixou o prato quase intacto, eu claro, como tudo, tava óptimo, hum..bonzinho, não estva mto bom, não...estava uma porcaria, horrivel, lolol
Chegámos a Mar Chiquita, que depois de passar Mar del Plata, se parece como um paraíso escondido. Mar del Plata posso dizer que é comparável à "Quarteira", mts carros, mta gente(feia), mta confusão e uma praia que só ao colo do vizinho se pode apanhar uns banhos de sol!
Foram uns dias de praia à maneira, acompanhados com a culinária caseira do "Lo de Pedro", o restaurante mais apetecido do local, onde fomos clientes habituais. Comemos casuela(género de caldeirada, ou cataplana de "mariscos", que para eles se resumem a lulas), rabas(calamares óptimos) e uma vinhaça branca fresquinha (como o meu pai diz, a estalar), de nome Lopez. Pode-se dizer que nos tratamos muito bem, como sempre!
A entrada em 2008, foi calminha, jantámos no primeiro restaurante que avistámos, com alguma animação, Mexicano com espectáculo de Mariachis, que por azar nosso estava no fim...chegámos às 23h00, já era de esperar...Lá passámos a "media noche", brindando com nuestros amigos mexicanos e fizémos nós a festa! Depois seguimos em busca de "bailarico", uma rua cheia de bares a passar o belo do "reggaeton", o Nuno como seu Fernet com cola (blahk, horrible) e nós com as clássicas bebidas! A noite prolongava-se e o Xiquinho que ía a conduzir, uma vez que não ingere alcóol, queria ficar no carro a dormir...Não podia ser, e como já estávamos cansados (mónica: aquele cansaço tão bom depois de um dia de praia, ehehe) fizémo-nos à estrada até Mar Chiquita, mais propriamente Hotel Mirador!
E como vos disse entrei em 2008 a apanhar um óptimo sol, deitada na areia, mirando el mar e mais tranquila que nunca..mto bom!
A volta a Buenos Aires, começando com alguma calma e vontade de não ir embora, o Xiquinho a conduzir hasta "Dolores", proporcionando-nos uma paragem inesquecível (by nuno). Nesta terrinha predominou a risota...não se passava nada, o café mto manhoso, 5 pessoas ocupavam a paisagem durante a nossa estadia, sentadas no café e quando alguém passavam de mota apitava e tds se cumprimentavm, só rir, parecia um jogo de um domingo mto pacifico na tal terrinha. O nuno indignava-se com a natalidade excessiva a toda a hora, ate que passou uma mota com uma familia de 4, lol, o passeio de domingo, vamos embora pá frente!!! A perigosa da Sónia completou a condução até Buenos Aires, um perigo ao volante a bater as 6000 rotações(ehehe), ultrapassagens perigosas, e condução à INGLÊS - sempre pela direita!!! Só rir...À chegada, o Pânico gera-se, senti-me em pleno "garrafão ao quadrado" na ponte 25 de Abril. Um trânsito caótico, carros velhos, menos velhos, fumados, sem luzes, que sem respeitar as faixas de rodagem, quase esmagavam o nosso "chevrolet corsa"!
Um final feliz, chegámos inteirissimos, cheios de energia e boa cara adquiridos que estes dias maravilhosos nos conseguiram proporcionar!
Fiquei mais uns dias a aturar o casal (monica e nuno), a Sónia sofreu uma dolorosa despedida porque o Xiquinho se fue a Mendoza e o Xiquinho, um bocadinho deprimido lá foi para a contagem da Botella! No dia seguinte...trabalhinho que é bom!
Só me resta dizer...Obrigada miúdos!!!:) Foi mto bom!!!!............Quero maisssssss

Abajo vos deixo algumas "pictures" que melhor retratam a nossa aventura!












Companheiros das 5h en "Coche cama"


O caminho....













Chegámos!!!! Hotel Miradouro...o Palácio!


A trupe...a Sónia a fotografar.

Alguns flashs...demorei séculos a or esta "maravilha" aqui...ufff


No famoso "De lo Pedro"










Hum......que bueno!!!!

By night...



O regresso...caótico!!